A biblioteca é um espaço gerador de conhecimento, mais do que guarda de livros ela pode dinamizar a vida coletiva de uma comunidade em prol do conhecimento ampliado, em particular por meio dos diferentes tipos de leituras e suportes. A Biblioteca Comunitária do Instituto Cultura Rua do Fogo, criada em maio de 2021, na comunidade rural de Novo Horizonte, localizada em Santa Rosa do Sul (Santa Catarina) e inicialmente tinha seu acervo catalogado de forma não convencional o que prejudicava o empréstimo com seguridade e outras ações de promoção da leitura.
Com o projeto A biblioteca da comunidade de Novo Horizonte: por uma poética do querer estar entre livroscontemplado no Prêmio Elisabete Anderle 2021, da Fundação Catarinense de Cultura foi possível organizar, informatizar e disponibilizar o acervo à comunidade, o que tem sua importância sociocultural junto a um município que não tem uma biblioteca pública.
OBJETIVO
Objetivo geral
Organizar, informatizar e disponibilizar o acervo da Biblioteca Comunitária do Instituto Cultura Rua do Fogo, localizada na comunidade de Novo Horizonte, aos usuários do município de Santa Rosa do Sul (SC).
Tem-se como meta o acesso à comunidade, por meio de empréstimo, de acervo composto por títulos de qualidade, convencionalmente catalogados, possibilitando o encontro com uma fonte de saber ampliado. Por outro lado, a biblioteca será um espaço irradiador de cultura, na comunidade e município promovendo a troca de saberes por meio de saraus, contação de histórias, entre outros com diferentes públicos.
Como resultado se espera o encontro entre o leitor e os livros numa relação de afeto e preservação do bem cultural.
Justificativa
A biblioteca tem espaço próprio junto ao ICRF ocupando duas salas que interagem com um miniauditório com 30 lugares, um sala de exposição itinerante, um espaço multidisciplinar com 50 cadeiras o que permite uma interação cultural mais ampla e movimento dos usuários/interagentes com bem culturais.
O acervo atual é composto de em torno de oito mil exemplares que reúne livros teóricos de diferentes áreas, literatura brasileira e estrangeira (diferentes gêneros) e literatura para infância e juventude, bem como de periódicos da área da Educação.
O acervo se originou de duas formas:
Para a manutenção do acervo contamos para os próximos dois anos com o auxílio de votante da FNLIJ.
A biblioteca conta, possivelmente, com o maior número de títulos de literatura para infância e juventude produzida em Santa Catarina, oriundo da pesquisa (CNPq 2012-2014) Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina: escritores, ilustradores, tradutores e seus títulos (https://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/apresentacao), que continua em alimentação até a presente data, totalizando mais de mil títulos, tornado-se referência na área para pesquisadores.
EQUIPE
Maria Aparecida Batistella
Possui graduação Bacharelado em Biblioteconomia (UFSC/1982), Especialização em Administração de Bibliotecas Públicas(1982), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1989). Profissionalmente inicia sua carreira na Biblioteca Pública Municipal de Blumenau (1982-1985), atua também na Biblioteca Pública Municipal de Concórdia (1985-1990) e em 1990 inicia sua atividade na Biblioteca Pública Municipal Cônego João Reitz, no município de Sombrio, onde atua até a presente data. Entre cursos de formação, destacamos: IV Edição do curso “Açores: À descoberta das raízes” Ponta Delgada – Açores (2000), Acção de Reciclagem aos participantes dos I,II,III e IV edições curso “Açores: À descoberta das raízes”, nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge (2001), Curso Capacitação para dinamização e uso da Biblioteca Pública (2001). Destaca-se sua relevante contribuição para a dinamização da leitura no município de Sombrio.
José Carlos dos Santos Debus
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), doutorado em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e pós-doutorado pela Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é professor colaborador DNA Universidade de Caxias do Sul (RS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em autonomia nas relações de ensino e aprendizagem participando de várias formações de professores na área de história e Artes, sua experiência e formação em teatro do oprimido, leva-o a realizar várias oficinas em diferentes cidades do Brasil, Portugal e Moçambique. É membro pesquisador do Núcleo Infância, Educação e Arte (NICA/UFSC) e do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil (LITERALISE/UFSC).
Eliane Debus
Natural de Sombrio (Santa Rosa do Sul), possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas “LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária” (CNPq/UFSC). Entre seus livros teóricos se destaca Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (DEBUS, 2006) A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d´além mar (DEBUS, 2008, Literatura infantil e juvenil – do literário a outras manifestações estéticas (DEBUS; JULIANO; BORTOLOTTO, 2016) – Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017 e A temática da Cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (Cortez, 2017). Para a infância a escritora tem publicado os livros O medo e seus segredos (2008), É tempo de Pão-por-Deus (2001) e Antonieta (2019) e Triolé, triolé poemas de Cruz e Sousa vamos ler (Prêmio Elizabete Anderle, 2020). Poemas publicados em revistas (Pixé, Ruido Manifesto e A Ilha) e em diversas Coletâneas, entre elas Livro das Marias II, Escrituras negras II – As marcas e Sinergia, organizados por Jeovânia P. Em 2019 recebeu o prêmio Personalidade Literária do Ano da Academia Catarinense de Letras e Artes.
Andrei Cavalheiro
Graduado em Designer Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí (2016), desenvolvendo como Trabalho de Conclusão de Curso a temática “Guia para Aplicação da Marca: A Experiência com o Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (CED-UFSC)”. Realizou o curso de Fotografia Profissional pelo SENAC-Florianópolis em 2012. Atuou como designer responsável pelas identidades visuais das edições do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (2014 e 2016), e como responsável pelas programações visuais do III ALFA e EJA (2016), III Copene Sul (2017) e do 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (2019). Atua também como diagramador, tendo como últimos trabalhos a 16ª edição do periódico acadêmico Abiodum (PET Pedagogia-UFSC), e dos livros “Literatura Infantil e Juvenil – A palavra literária – (r)ex(s)istir no encontro com o outro”, “De Livros e Leituras – A produção de Angelina Neves”, “Livro Objeto: e suas (arti-e)manhas de construção”, e de 4 publicações especiais do XI Copene.
Eliandra Gomes Marques
Graduada em Letras – Português e Literaturas e em Letras – Espanhol e Literaturas, ambas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Educação (UFSM). Possui experiência em tecnologias educacionais em rede, com trabalhos publicados em eventos e revistas científicas. Recebeu prêmio de experiência pedagógica no RS, em 2006, pelo Programa Agrinho do SENAR-RS.Trabalhou em projetos de economia solidária como mediadora/educadora e consultora na UNISINOS (2011-2012).Foi consultora no projeto Pampa da Fundação Luterana de Diaconia. Participou na execução do projeto Meu Mundo Mais Limpo – recolha e destino de resíduos sólidos no meio rural em Bandeirante-SC (2010) e do projeto Promovendo a Saúde rural em Bandeirante-SC (2010). Proferiu conferência na Universidade Complutense de Madrid e na Universidade do Porto. Foi professora mediadora no Programa Institucional de Apoio Pedagógico ao Estudante (PIAPE) na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá (2017-2019). É membro integrante do Grupo de Pesquisa GEPETER (UFSM). Atua como Professora mediadora no Curso de Português como Língua Adicional no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Desenvolve práticas de leitura e escrita na educação básica, em especial, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Lara Eduarda Ferreira da Cunha
Nasceu em Sombrio, Santa Catarina e atualmente reside em Novo Horizonte, Santa Rosa do Sul. Concluiu o Ensino Fundamental em 2022 na E.E.B João dos Santos Areão e desde 2020 estuda inglês na escola de idiomas Wizard.
Emily Carvalho Pereira
Nasceu em Sombrio, Santa Catarina e atualmente reside em Novo Horizonte, Santa Rosa do Sul. Concluiu o Ensino Médio em 2022 na EE João dos Santos Areão, Santa Rosa do Sul.