A arte cênica em ação
Oficina de Teatro do Oprimido com o prof. Zeca Debus ao grupo de teatro da casa da cultura de Santa Rosa do Sul
20 de outubro de 2023
Conta Catarina, com a atriz Adriana Rio (Florianópolis)
27 de maio às 19h30min.
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência – cultura patriarcal, em um desafio e cura coletiva, uma responsabilidade de todos nós!!!!
De fevereiro a abril de 2022 – Período noturno
Projeto “O Teatro do Oprimido (TO) e a construção de processos imaginativos”, oferecido por Zeca Debus contou com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc. O Teatro do Oprimido, proposta que trabalha com diálogos artísticos, empíricos e coletivos e apresenta outras possibilidades de convivência através de uma prática comprometida com a perspectiva da autonomia do sujeito (DEBUS, 2018). O projeto Com o objetivo geral de “promover por meio do Teatro do Oprimido (TO), exercícios dramáticos e construção de processo imaginativo por meio da memória coletiva, como recurso estratégicos se parte de duas narrativas colhidas da oralidade da comunidade de Novo Horizonte que era divulgada por meio de Pasquins na década de 1970/1980” (Zeca Debus, Projeto).
O projeto formou um grupo com 22 participantes que se reuniu semanalmente por três meses e culminou com a apresentação no dia 7 de abril de um ensaio aberto do “O pelungo”, narrativa oralizada por Vergilio Teixeira, morador da comunidade, recolhida pelo professor Zeca Debus e reorganizado pelo grupo.
Paralelamente, no mês de abril, foram realizadas 12 oficinas com estudantes do 6º ao 9º ano, professores e funcionários de escolas municipais de Santa Rosa do Sul e Sombrio. No total, participaram das oficinas 170 pessoas.